Os Egungun

EGUNGUN representa divindades ancestrais que demonstram a crença na vida após a morte nos cultos de matriz africana e a ressureição de cada alma no universo. A reverênciação de Egungun tem por objetivo um trabalho em tornar o universo, especialmente o mundo físico, um lugar de conhecimento e redenção da alma para atrair a sabedoria e a luz de ODU, a vibração de Olodumaré. Ifá ensina que aprender e tornar o aprendizado em um passo significativo devem moldar nossa vida diariamente.

Em Yorubaland, os Egungun estão associados aos ritos com fantasias e máscaras coloridas usadas para manifestação desse coletivo no plano físico e por vezes é distinguido um ancestral específico. Os ritos são performados anualmente a fim da comunidade honrar os seus mortos e lhes garantir um lugar ao lado dos vivos compelindo-os a manter um padrão ético e cultural. Através dos tambores e da dança os sacerdotes de Egungun recebem o coletivo ancestral como uma entidade única que limpa espiritualmente a comunidade e através de mímica e atuação demonstram o que houve de honroso e amoral desde sua última visita a fim de alertar a comunidade.

Algumas louvações a Egungun:

LOBI MAJE NBI KO WU MI OOO
OLOBI MAJE NBI KO WU MI
OMO BII OLUMOKO OOO
OLOBI MA JE NBI KO WU MI

Tradução: Nunca permita que aqueles que fazem o mal me prejudiquem. Nunca permita que aqueles que destroem com o mal me atinjam. Como os filhos de Olumoko. Nunca permita que eu pereça para o mal.

ORI BABA RE AGBE OOO
ORI IYA RE AGBE OOO
ASEYI SAMODUN
OJO AJI NA SI ARA WON
EGUNGUN A GBE WA OOOO

Tradução: A alma e o espirito do teu pai te levantará. A Alma e o espirito da tua mãe te levantará. Anualmente, seremos todos abençoados. Devemos viver muito para atrair as bençãos de Deus. Egungun nos abençoará.

Fontes: http://oyekuofun.org/egungun/  http://en.wikipedia.org/wiki/Egungun

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s